SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR

DIOCESE DO PORTO

SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR

DIOCESE DO PORTO

InícioOrganizaçãoPlano de AcçãoActividadesDia DiocesanoJornada DiocesanaMovimentosHistórico

 

 

VIII ASSEMBLEIA VICARIAL DA PASTORAL FAMILIAR DE GONDOMAR

 

REALIZADA EM 28/05/2006; LOCAL CRIPTA DA CAPELA DE SÃO JOSÉ S. COSME;

 

Estiveram presentes:

Bispo Auxiliar do Porto: D. João Miranda; Assessor para a Pastoral Familiar: Pe Alípio Barbosa; Vigário da Vara de Gondomar: Pe. Álvaro Rocha; Paróquia do Covêlo: Pe. Domingos; Paróquia de Valbom: Pe. Paiva. Representante da Pastoral Familiar da Diocese do Porto; Representante do CPM Diocesano do Porto; Presidente da Junta de Freguesia da Foz do Sousa; E foram convidados e estiveram presentes, alguns movimentos, ligados á pastoral familiar, que se fizeram representar pelos seus responsáveis:

Pastoral Familiar de Gondomar; Equipas de Nª Senhora; CPM Vicarial; Vida Ascendente de Gondomar; Famílias Schoenstat de Gondomar; Associação Famílias Gondomar; Equipa de Preparação para o Baptismo de S. Cosme; Equipa Vicarial Sócio - Caritativa de Gondomar; Pastoral Familiar de S. Cosme; Movimento Mensagem de Fátima de Gondomar; 

 Todos eles apresentarem os seus objectivos pastorais, evidenciando os seus pontos fortes e pontos fracos da sua actividade; Agradecendo o facto, de os terem convidado, a participarem nesta Assembleia. Foi-lhes transmitido que se pretendia unir esforços no trabalho da Pastoral familiar, para bem de todas as Famílias de Gondomar;

 O tema proposto para esta assembleia foi: “Um compromisso – O Desafio “ para a Família”

 O Palestrante Sr. Prof. Dr. Sena Esteves, apresentou o tema desenvolvendo algumas ideias chaves:

1-A Vocação do Amor

Deus fez-nos nascer numa família, com pai e mãe, rodeados de amor, amor conjugal, amor paternal, amor filial.

O Matrimónio é o modo particular e especifico de realizar essa entrega.

2- A Família reflexo da Família de Deus

A cooperação do Homem e da mulher com Deus na criação da vida humana reveste-se de enorme transcendência que começa por os dois serem uma só carne e se completa com o matrimónio Cristão. São Paulo Chama-lhe “Grande Sacramento” Deus confere ao Casal a graça específica para levar a cabo essa cooperação de gerar a vida humana de educar a prole, levando-a como casal, e levando os filhos a tornarem-se Santos.

3- Regulação de Nascimentos

4- Os efeitos da separação do Casal

5- A rejeição da Vida Humana

6- A vida Familiar

Mais ainda que o ambiente, necessita de uma ecologia sã, de virtudes humanas e sobrenaturais de limpeza moral.

  Depois desta exposição, seguiram-se o testemunho de dois casais, com vivências muito ricas cheias de valores humanos, de serviço à vida, e de fé católica. Um casal jovem com uma vivência de 9 anos de casados, com 4 filhos, ela médica dentista, ele engenheiro Mecânico. O outro Casal com uma vivência de 40 de casados, com 4 filhos, netos, já reformados. Os testemunhos foram muito sentidos, e a assembleia aplaudiu com entusiasmo.

 

Depois destes testemunhos, foram constituídos grupos de trabalho para comentarem as seguintes questões:

Como pode uma Família do Séc. XXI ser verdadeira “Igreja Doméstica”?

Quais os direitos e deveres dos pais sobre o ensino que a escola ministra aos seus filhos?

Que benefícios pode ter o relacionamento avós-netos?

Como passa férias uma família Cristã?

Chegou o momento do lanche, partilha, entre todos os participantes, oferecido pela Equipa Vicarial da Pastoral Familiar de Gondomar.

 

No plenário foram apresentadas as questões desenvolvidas no grupo, questões, estas cheias de conteúdo, e de participação na vida familiar. Todos ficamos mais ricos com estas respostas.

 

Aqui interveio o D. João Miranda dirigindo-se à Assembleia, felicitando os organizadores por mais esta iniciativa, e sensibilizando para a necessidade de se fazer mais e melhor a nível da pastoral familiar;

O Assessor para a pastoral Familiar Pe. Alípio Barbosa, também se dirigiu à assembleia, dizendo que o nosso objectivo é continuar a trabalhar nesta área, pois tem em mãos um estudo sobre as famílias de Gondomar, este solicitado ao Prof. Dr. Teixeira Fernandes, em que consistia, na avaliação das famílias de Gondomar, sendo este um instrumento de trabalho para a Equipa.

 Pelo Casal Responsável da Equipa Vicarial da Pastoral Familiar foi apresentado um resumo dos nossos objectivos pastorais, foram efectuados os agradecimentos a todos os intervenientes, agradecendo à Câmara Municipal de Gondomar , à Junta de Freguesia de Melres e da Foz do Sousa pela  pela ajuda na logística para este evento, aos responsáveis pela Capela de São José pela cedência do espaço. Por fim agradecemos a todos os casais da Equipa Vicarial pelo desempenho e brio demonstrado na organização desta Assembleia.

Nesta Assembleia, participaram muitas famílias oriundas de todas as paróquias de Gondomar, que somam um total de 11, estiveram presentes +/- 130 pessoas. No acolhimento foram entregues aos participantes, pastas com a oração de vésperas, desdobrável da assembleia, esferográfica, bloco de notas, pins (coração d´ouro) de Gondomar.

Terminamos com a oração de vésperas do dia 28/5 ”Ascensão do Senhor”, presidida pelo Sr. D. João Miranda

 

Casal Responsável, Gondomar, 28 de Maio de 2006

 

 

Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar - Diocese do Porto

Rua Arcediago Van Zeller, 50     4050 - 621 PORTO

pastoralfamiliar@diocese-porto.pt