SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR

DIOCESE DO PORTO

InícioOrganizaçãoPlano de AcçãoActividadesDia DiocesanoJornada DiocesanaMovimentosHistórico

 

 

 ASSOCIAÇÃO DIOCESANA DOS CENTROS DE PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÓNIO

CPM

 

1 Perfil

 A Federação Portuguesa dos Centros de Preparação para o Matrimónio, que poderá usar, simplesmente, a sigla CPM-PORTUGAL, é uma Associação de fiéis que tem como finalidade principal a promoção de sessões de preparação de noivos para o matrimónio, através de uma pedagogia e metodologia próprias, baseadas na Revisão de vida e no Testemunho vivencial de casais católicos, assistidos por sacerdotes e apoiados na reflexão e diálogo conjugais.

A Federação Portuguesa dos Centros de Preparação para o Matrimónio integra a Pastoral Familiar e rege-se por Estatutos aprovados, pela Conferência Episcopal Portuguesa, em reunião do Conselho Permanente de 10 de Janeiro de 2006, em Fátima.

O CPM nasceu em Grenoble, França, concretamente em St. Hugues de Biviers, numa Casa de retiros dos Padres Jesuítas, no dia 31 de Janeiro de 1956.

 

A sua necessidade fez-se sentir junto dos casais das Equipas de Nossa Senhora, por volta dos anos 50, por se verificar que os casais tinham dificuldade em dialogar e, tendo refletido sobre esse facto, concluíram que nenhum deles tinha tido uma preparação adequada para o matrimónio.

 

Deve-se ao P. Alphonse d’Heilly, jesuíta, e a um grupo de casais a temática e a pedagogia do CPM, depois de terem analisado e refletido sobre as carências humanas e espirituais evidenciadas pelos jovens que se apresentavam para contrair matrimónio.

Existe em Portugal desde 20 de Março de 1960 – data do 1º CPM realizado no Porto, no Colégio de Nossa Senhora do Rosário. Portugal foi o primeiro país a aderir ao CPM, depois da França.

 

A estrutura do CPM, em Portugal, assenta em três níveis – local, diocesano e nacional – partindo do Centro (paroquial, interparoquial ou vicarial/arciprestal/de ouvidoria) e passando pelas respetivas Equipas Responsáveis Diocesanas até à Equipa Responsável Nacional. A maior parte das Dioceses têm já Estatutos Diocesanos aprovados pelo seu Bispo.

 

Portugal é membro fundador da FICPM (Federação Internacional dos Centros de Preparação para o Matrimónio), com sede em Luxemburgo, de que também fazem parte a Bélgica, Canadá, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Holanda, Itália, Luxemburgo, Madagáscar e Suíça.

 

2 Implantação

O CPM já chegou a todas as Dioceses do Continente e das Regiões Autónomas, sendo diferentes as realidades de cada Diocese em termos de cobertura e de intensidade de ação.

 

 

 

Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar - Diocese do Porto

Rua Arcediago Van Zeller, 50     4050 - 621 PORTO

pastoralfamiliar@diocese-porto.pt