SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR

DIOCESE DO PORTO

InícioOrganizaçãoPlano de AcçãoActividadesDia DiocesanoJornada DiocesanaMovimentosHistórico

 

 

Dia Diocesano da Família

 

      Promovido pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar e com a cuidada organização das estruturas locais da Pastoral Familiar, celebrou-se no passado dia 11 de Junho de 2006, no Santuário de Santa Quitéria, em Felgueiras, o Dia Diocesano da Família.

      A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano, D. Armindo Lopes Coelho, tendo estado também presente o Senhor D. João Miranda Teixeira, Bispo Auxiliar para a área da Pastoral Familiar na Diocese.

 Celebração Eucarística

     Na homilia proferida, o Senhor D. Armindo começou por referir-se ao mistério da Santíssima Trindade, tema fulcral da liturgia do dia e à Família, como expressão humana e social da família trinitária, tendo destacado a sua essencialmente, como berço da Vida e do Amor, na constituição e construção da Sociedade, não obstante a hostilidade com que, nos tempos que correm, se vê confrontada.

     No decorrer da Eucaristia, celebrada para os milhares de famílias que, estando presentes, fizeram do Dia Diocesano da Família, uma inequívoca manifestação de confiança nos valores cristãos da instituição familiar, foi renovado o compromisso matrimonial.

Aspecto dos participantes na Celebração Eucarística

       No final, cerca de 400 casais que, no decorrer de 2006, completaram 25 e 50 anos de matrimónio, foram objecto de bênção episcopal, expresso em documento, que constitui o testemunho, solene e público, de que o Amor de Deus continua a ser uma realidade vivida por aqueles que O amam.

 

 

Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar - Diocese do Porto

Rua Arcediago Van Zeller, 50     4050 - 621 PORTO

pastoralfamiliar@diocese-porto.pt