SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR

DIOCESE DO PORTO

InícioOrganizaçãoPlano de AcçãoActividadesDia DiocesanoJornada DiocesanaMovimentosHistórico

 

 

 

Dia Diocesano da Família

Família: uma vocação geradora de vocações

3 de Junho de 2007

Seminário do Bom Pastor

ERMESINDE

 

Cerca de 350 casais, oriundos de toda a Diocese,  reuniram-se no dia 3 de Junho de 2007, no Seminário do Bom Pastor, em Ermesinde, para no Dia Diocesano da Família celebrarem 25, 50 ou 60 anos de Matrimónio, recebendo das mãos do Bispo Diocesano D. Manuel Clemente e do Bispo Auxiliar D. João Miranda, um diploma comemorativo do jubileu das bodas matrimoniais.

 

 

      Promovido pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar e com a  organização das estruturas locais da Pastoral Familiar da Região Pastoral Porto Aro Norte  realizou-se a 3  de Junho de 2007, no Seminário Bom Pastor em Ermesinde, o Dia Diocesano da Família sob o tema "Família: uma vocação geradora de vocações"

 

      “Cada casal é sacramento vivo do amor de Deus”

 Na homilia que proferiu na celebração do Dia Diocesano da Família, D.Manuel Clemente começou por lembrar que a Festa da Santíssima Trindade é a Festa de Deus-Comunhão, e daí a razão de ser de celebrar este Dia Diocesano nesta Festa.

De facto, a nossa imagem e semelhança de Deus manifesta-se sobretudo pela vocação comunitária, que resulta da nossa origem divina: Deus é comunhão, e por conseguinte cada homem só se realiza com o outro e para o outro, em família. A nossa marca divina é a busca permanente que fazemos da solidariedade e da comunhão. O Matrimónio é assim sacramento da participação do amor de Deus, é vida no Espírito de Deus. A família cristã realiza no mundo o amor de Deus e prova que é possível transformar e recriar o mundo.

 Foi com esta convicção que cerca de 350 casais, oriundos de toda a diocese, se reuniram no passado domingo, no Seminário do Bom Pastor, em Ermesinde, para no Dia Diocesano da Família celebrarem 25, 50 ou 60 anos de Matrimónio. A certeza de que somos amados por Deus, a gratidão por tantos anos de vida em casal, a consciência de sermos chamados por Deus como colaboradores da Criação, foram razões motivadoras desta presença. Por isso celebrámos o caminho percorrido em casal, um com o outro, um para o outro, ambos para os filhos, todos com Deus e para Deus.

O Dia Diocesano deste ano teve como tema “A família, uma vocação geradora de vocações”. Realmente, faz sentido lembrar que somos casal por chamamento de Deus e que ao casal cabe ser o principal educador vocacional dos seus filhos. Esta foi também a razão do local escolhido – sinal visível do projecto vocacional da Diocese – e de, numa iniciativa de articulação pastoral cada vez mais estreita, o Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar ter solicitado o envolvimento e colaboração do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações. Foi ainda este sentido que esteve bem presente no momento em que um casal jovem assumiu em nome de todos o desafio de ser família por vocação e pró-vocação, na fidelidade à herança dos casais mais velhos e na certeza de que Deus continua a ser presença na vida das famílias.

 Para além do Bispo diocesano, participaram neste evento D. João Miranda, Bispo Auxiliar que tanto tem acompanhado a Pastoral Familiar, e cerca de 20 sacerdotes, incluindo o Vigário Episcopal para esta Região, P. Domingos Oliveira, o Assistente Diocesano do SDPF, P.Manuel Mendes, e todos os padres do Seminário. Todo o trabalho de preparação contou com o muito empenho e dedicação de casais da região pastoral Porto Aro Norte, que mobilizaram apoios diversos, desde as Autarquias aos Bombeiros, Cruz Vermelha, Escuteiros e Unicer.

O Dia Diocesano da Família terá de ser cada vez mais este momento forte de afirmação da importância do Matrimónio e da Família na construção do Reino de Deus. Por este motivo, está já anunciado o Dia Diocesano de 2008, a celebrar a 18 de Maio no Santuário de Nª Srª da Natividade do Castelinho, em Avessadas, Marco de Canaveses.

 

Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar

Textos de Reflexão

A Família, uma vocação geradora de vocações

(Versão Word)

Pastoral Familiar Vocacional

(Versão Word)

 

 

 

Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar - Diocese do Porto

Rua Arcediago Van Zeller, 50     4050 - 621 PORTO

pastoralfamiliar@diocese-porto.pt