SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR

DIOCESE DO PORTO

InícioOrganizaçãoPlano de AcçãoActividadesDia DiocesanoJornada DiocesanaMovimentosHistórico

 

 
 
DIA DIOCESANO DA FAMÍLIA

 

Jubileu Matrimonial

 

Domingo, 18 de Maio de 2008

 

Santuário de Nossa Senhora da Natividade de Castelinho

Avessadas – Marco de Canaveses

 

 

 

 

É possível e é bom”. Foi com estas palavras que D. Manuel Clemente encerrou a homilia do Dia Diocesano da Família que teve lugar nos espaços do Santuário de Nossa Senhora da Natividade do Castelinho, em Avessadas, Marco de Canaveses, no dia da Santíssima Trindade.

 

 

D. Manuel Clemente proferindo a homilia

D. Manuel Clemente, que se fez acompanhar de D. João Miranda, disse aos jubilados, na homilia, que o que sabemos de Deus o sabemos a partir de Jesus Cristo. O homem, limitado na sua contingência humana, só pode conhecer, experimentar e saborear Deus em Jesus ressuscitado para quem amar é dar a vida.

 

Deus é a circulação da vida na relação perfeita entre as duas Pessoas da Santíssima Trindade e o Espírito Santo é essa acção geradora de vida e de amor.

O dar e receber implica, pois, a presença de Deus numa vida partilhada, cujo dinamismo essencial é ser para os outros. Jesus, como sabemos pela Escritura, partilhava a vida que circulava entre Ele e o Pai.

 

O casamento, que Jesus Cristo elevou à dignidade de sacramento, é vida aberta aos outros – sermos uns dos outros, uns para os outros, uns pelos outros, uns com os outros. Quanto maior for esta relação mais seremos de Deus.

 

 A família humana, que sofreu modificações ao longo da história, sendo hoje um núcleo mais restrito, foi sempre, na radicalidade da sua natureza, a complementaridade –  pai, mãe, filhos – e o lugar privilegiado para aprender Deus, o amor e a partilha.

 

Continuando, disse que os jubilados estavam ali para celebrar a graça do sacramento do matrimónio, com a alegria de terem sabido vencer as dificuldades sentidas ao longo de tantos anos. É eloquente este vosso testemunho, disse, testemunho que dais à Igreja e à sociedade, de que é possível e é bom. É com a presença de Deus nas vossas vidas que o mundo acontece.

A seguir ao momento de acção de acção de graças o Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar ofereceu ao Senhor D. João Miranda - Bispo que na Diocese do Porto sempre acompanhou a acção da Pastoral Familiar e o fez, por largos anos, a nível nacional - uma lembrança pelo seu jubileu episcopal que também ocorre este ano.

 

Depois da bênção final foram entregues aos jubilados uma bênção e um diploma personalizados para evocar o amor matrimonial e o espírito de acção de graças que congregou neste Santuário de Nossa Senhora da Natividade do Castelinho tantos e tantos casais.

 

Distribuição das Bênçãos

 

Tratou-se de uma Eucaristia de acção de graças pelo amor matrimonial, tendo-se inscrito para essa celebração 764 casais que ao longo de 2008 completam 25, 50 e 60 anos de vida matrimonial. Entre estes encontravam-se 3 casais que quiseram agradecer ao Senhor uma vivência matrimonial de 65, 70 e 72 anos.

 

Os casais vieram das sete Regiões Pastorais, e esta adesão tão elevada ficou a dever-se ao interesse dos Párocos, das Equipas de Pastoral Familiar, dos leigos e dos Movimentos da Família.

 

Aspecto geral dos jubilados participantes na Festa Familiar

 

        O Secretariado registou com muita simpatia a presença do Presidente da Câmara do Marco de Canaveses, Dr. Manuel Moreira, e agradece a todos os Organismos e Instituições, bem como às equipas constituídas para o efeito, a disponibilidade de meios humanos e materiais que tornaram possível esta acção de âmbito diocesano.

 

       O número de jubilados matrimoniais presentes nos Dias Diocesanos da Família - Festa da Santíssima Trindade - que se têm realizado nos últimos anos tem-se incrementado como se torna evidente no gráfico seguinte: 

       O Dia Diocesano da Família de 2009 terá lugar no dia 7 de Junho, no Santuário de Nossa Senhora da Saúde, nos Carvalhos, Vila Nova de Gaia.

 

       Por sugestão do Senhor D. Manuel Clemente, em 2010, ano de missão na Diocese, celebraremos o Dia Diocesano da Família na Av. dos Aliados, na cidade do Porto, no dia 30 de Maio.

 

   
 

Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar - Diocese do Porto

Rua Arcediago Van Zeller, 50     4050 - 621 PORTO

pastoralfamiliar@diocese-porto.pt