SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR

DIOCESE DO PORTO

InícioOrganizaçãoPlano de AcçãoActividadesDia DiocesanoJornada DiocesanaMovimentosHistórico

SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR

DIOCESE DO PORTO

SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR

DIOCESE DO PORTO

InícioOrganizaçãoPlano de AcçãoActividadesDia DiocesanoJornada DiocesanaMovimentosHistórico
 

 

ECOS do DIA DIOCESANO DA FAMÍLIA

30 de Maio de 2010

Palácio de Cristal - Porto
 

Matrimónio um sim para a missão

 

O Dia Diocesano da Família, promovido pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar, no contexto da MISSÃO 2010 e da presença da Imagem Peregrina que percorreu a nossa Diocese, teve lugar no dia 30 de Maio, festividade da Santíssima Trindade, nos espaços do Palácio Cristal.

 

Procissão da entrada da Imagem Peregrina

Este evento foi precedido por uma vigília de oração, na noite de 29, a cargo dos Movimentos da Família, na Capela da Casa Diocesana de Vilar, onde se encontrava a Imagem Peregrina, vinda da Região Pastoral Nascente, e pela procissão com a Imagem, na manhã do dia 30, para o Palácio.

 

A Eucaristia de acção de graças, transmitida pela Rádio Renascença, para a qual se inscreveram 1.164 casais, vindos dos quatro cantos da Diocese, que ao longo deste ano perfazem 10, 25, 50 e 60 anos de vida matrimonial foi o ponto alto do Dia Diocesano da Família.

A celebração foi presidida por D. Manuel Clemente que concelebrou com os três Bispos Auxiliares, D. João Miranda, D. António Taipa e D. João Lavrador e sacerdotes presentes.

D. Manuel manifestou o seu contentamento por esta realização jubilar e, ao referir-se à Santíssima Trindade como uma unidade em três pessoas distintas, disse que a vida matrimonial é um reflexo dessa vida de Deus e em Deus, porquanto o casal, na sua diferenciação masculina e feminina, forma uma unidade conjugal onde o amor transborda e se projecta em fecundidade à vida no seu sentido mais amplo.

Imagem Peregrina

Aspecto geral dos casais jubilados

Deus está nesse amor que vos uniu, disse, na fidelidade que jurastes um ao outro, nas mãos dadas com que vivestes os bons e os maus momentos, no perdão que concedestes mutuamente, na compreensão com que tornastes mais suave o vosso caminhar conjugal e familiar.

 

Deus está nos filhos a quem destes a vida, que educastes e preparastes na liberdade para viverem em liberdade o seu caminho vocacional para Cristo.

 

É a isto que se chama missão – mostrar Cristo aos outros como o fazeis com a vossa vida conjugal, animada pelo vosso amor humano, assente no sacramento do matrimónio, tendo como fundo e raiz o amor trinitário de Deus. Mas a vossa realidade amorosa precisa de se alimentar na mesa da eucaristia, para que seja purificada e fortalecida.

 

Obrigado pela vossa presença e exemplo. Exemplo que dais a este nosso mundo desestruturado, mostrando-lhes como é o casamento que Deus quis para a humanidade – o casamento entre um homem e uma mulher.

Sabemos que o vosso caminho matrimonial nem sempre terá sido fácil, mas a vossa presença aqui é exuberantemente demonstrativa, não só a acção de Deus nas vossas vidas, mas também da vossa disponibilidade interior para O acolher e recomeçar com Ele um novo dia… Demonstrais, assim, ao mundo e à sociedade que o casamento é um espaço de felicidade, um caminho de realização e que é possível perdurar no tempo…

 

A seguir à comunhão os casais fizeram a sua consagração a Nossa Senhora e, no final da Eucaristia, foram entregues as habituais bênçãos personalizadas, corporizadas num diploma assinado pelo Bispo Diocesano.

 

O almoço partilhado contou com a presença de D. Manuel Clemente e de D. João Miranda, seguindo-se a exibição do Rancho Folclórico de Jovim, Gondomar.

 

Pelas 17.30 horas a Imagem Peregrina foi transportada, em cortejo auto, para a Igreja da Lapa, onde foi recebida apoteoticamente.


 

Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar.

   

 

 

Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar - Diocese do Porto

Rua Arcediago Van Zeller, 50     4050 - 621 PORTO

pastoralfamiliar@diocese-porto.pt  

 

 

 

Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar - Diocese do Porto

Rua Arcediago Van Zeller, 50     4050 - 621 PORTO

pastoralfamiliar@diocese-porto.pt