SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR

DIOCESE DO PORTO

InícioOrganizaçãoPlano de AcçãoActividadesDia DiocesanoJornada DiocesanaMovimentosHistórico
 
A PASTORAL FAMILIAR LANÇA DESAFIOS ÀS COMUNIDADES

 


 

Foi com um misto de alegria e esperança que o Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar encerrou o seu Conselho que teve lugar no passado dia 4 de Outubro de 2008 nos espaços da Casa Diocesana de Vilar, e que foi presidido pelo Senhor D. João Miranda.


    De facto a proposta apresentada pelo Secretariado no final dos trabalhos, aceite por todos e acarinhada por D. João, tem como objectivo a promoção do “acompanhamento dos casais novos”, uma área importante a evangelizar nas nossas comunidades.


    Será um trabalho a anunciar em próximas reuniões vicariais e a divulgar por correio e no site: http://pastoralfamiliarporto.planetaclix.pt. Arrancará em 2009, naturalmente com a indispensável envolvência dos párocos e dos leigos, tendo por base uma metodologia que preza a aproximação e o contacto e um esquema de reuniões de informação e formação a partir da exposição de temas práticos de reconhecido interesse para esse grupo de jovens famílias, seguida da reflexão da palavra de Deus e de um plenário.

 

O Secretariado quer responder com o lançamento desta dinâmica evangelizadora aos apelos de D. Manuel Clemente, que apontou como lema para 2008/09 “Aprender a missão com S. Paulo”, de modo a que Missão de 2010: Corresponsabilidade para a Nova Evangelização” possa ser sentida e vivida com intensidade.

 

Foi também entendido em Conselho que o Jubileu dos casais, que temos vindo a celebrar desde 2002, no Dia Diocesano da Família – Dia da Santíssima Trindade – seja precedido, nas respectivas paróquias, de encontros de formação onde se reflicta e aprofunde a teologia do sacramento do matrimónio de modo a que os casais jubilados vivam com mais sentido a eucarística de acção de graças e a entrega de diplomas.

 

O Conselho reuniu perto de 60 pessoas, representantes dos Movimentos (Convívios Fraternos, CPM, Cursos de Cristandade, Encontro Matrimonial, Escola de Pais Nacional, Focolares, Movimento Esperança e Vida e Tempo de Esperança) e das Equipas Vicariais e Paroquiais de Pastoral Familiar.

 

Neste balanço de Conselho foram partilhadas as acções desenvolvidas, referidas algumas dificuldades na acção apostólica e apresentados os planos de acção para o ano pastoral de 2008/2009, verdadeiras manifestações de uma Igreja viva e actuante que motiva e mobiliza.


     D. João Miranda que, na oração inicial, comentou S. Paulo e a intuição que o mesmo teve de Cristo ao ponto de mudar radicalmente de caminho, tendo vivido duramente inúmeros obstáculos, contrariedades e sofrimentos na acção apostólica que cobriu o mundo do seu tempo, encerrou o Conselho com palavras de agradecimento pelo muito que foi feito e se deseja fazer, afirmando que as dificuldades devem ser encaradas como desafios à criatividade evangelizadora na certeza de a obra é sempre de Deus que se vai servindo dos homens de cada tempo.

 
    Com o apoio da Livraria da Fundação da Voz Portucalense, foi feita uma exposição de livros relacionados com a família e com S. Paulo, o que facilitou o contacto directo das pessoas com as diferentes obras editadas e permitiu algumas compras que vão contribuir para a formação a que o cristão se deve sentir motivado.

Os nossos agradecimentos à Livraria por esta parceria.


 


 

O Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar

 

 

 

Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar - Diocese do Porto

Rua Arcediago Van Zeller, 50     4050 - 621 PORTO

pastoralfamiliar@diocese-porto.pt