SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR

DIOCESE DO PORTO

SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR

DIOCESE DO PORTO

InícioOrganizaçãoPlano de AcçãoActividadesDia DiocesanoJornada DiocesanaMovimentosHistórico

 

 

 

Ecos do Conselho Diocesano

2 de Outubro de 2010


A PASTORAL FAMILIAR EM CONSELHO DIOCESANO


 

       A Pastoral Familiar reuniu em Conselho Diocesano, que teve lugar na  Casa Diocesana de Vilar, no dia 2 de Outubro de 2010. Estiveram presentes 110 pessoas, provindas dos quatro cantos da Diocese, em representação de Equipas Vicariais, Paroquiais, casais de base e, ainda, os Responsáveis de alguns Movimentos da Família – Centros de Preparação para o Matrimónio, Encontro Matrimonial e Tempo de Esperança.

 

    Os trabalhos abriram com um cântico e uma oração presidida pelo Assistente Diocesano, P. Manuel Monteiro Mendes, que reflectiu sobre “Os Santos Anjos da Guarda”. Apelou a que cada um estivesse atento ao seu Anjo da Guarda, o escutasse e acolhesse no seu íntimo, porquanto a sua voz é a voz de Deus que ecoa nos nossos corações e nos ajuda a cumprir a vocação para que somos chamados – vocação de louvor e adoração a Deus, de serviço aos irmãos, concretamente às famílias, dando-lhes um testemunho visível e credível de que Deus está no meio de nós, de que Deus precisa de nós.

     Feita a saudação pelo Casal Presidente, foi dada voz aos participantes que partilharam as acções desenvolvidas no ano pastoral findo, bem como os seus êxitos e dificuldades, e anunciaram os projectos para o presente ano.

Oração inicial

     Foi um momento muito rico pela quantidade e variedade de acções levadas a efeito nas diversas comunidades, com recurso a muita criatividade e esforço pessoal, circunstância que abriu horizontes e perspectivas de acção a alguns casais que participavam pela primeira vez no Conselho e que ali estavam por motivação dos respectivos párocos.

 

      O Secretariado anunciou os grandes objectivos para o ano pastoral 2010/2011 – continuar a dinamizar e ou a implementar a Pastoral Familiar nas comunidades, promover acções que levem à criação de equipas vicariais e paroquiais de Pastoral Familiar, continuar as dinâmicas de acompanhamento dos casais novos, investir na preparação dos jubilados, efectuar reuniões com os Assessores da Pastoral Familiar e total disponibilidade para a formação e interacção com os Movimentos da área da Família.

 

      Foram anunciadas as datas de algumas realizações, nacionais e diocesanas – Jornadas Nacionais da Pastoral Familiar, em Fátima, de 12 a 14/11/2010, Jornada Diocesana da Família, Casa Diocesana de Vilar, a 5/02/2011, Semana da Vida, de 15 a 21/5/2011, Dia Diocesano da Família, a 19/6/2011, no Santuário de Nossa Senhora da Saúde, em Castelões, Vale de Cambra, Conselho Diocesano da Pastoral Familiar, no Porto, a 1/10/2011.

Mesa que presidiu aos trabalhos

 

     Antes da oração final, o Assistente Diocesano, referiu que o Conselho não tinha o cariz de um balanço da situação económica de empresa, mas tratava-se da partilha da presença do amor de Deus em nós e de uma expressão do nosso amor à Igreja. Quão rica e forte foi a partilha de hoje e reconfortante o elevado número de presentes, sinal de que a Igreja do Porto está a mexer e que a Missão 2010 está a dar os seus frutos!

 

   
  Elementos do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar Participantes no Conselho Participantes no Conselho  

 

      É neste caminhar conjunto, referiu, animados pelo Espírito, que estamos aqui juntos e nos sustentamos, olhando cada um para a realidade da sua paróquia, procurando ir aonde ainda se não foi, com criatividade, inventando processos e modos que toquem o outro que também é filho de Deus. Na pastoral não há nada feito. A pastoral é um caminho a fazer-se permanentemente, caminhando, indo ao encontro, acolhendo.

 

      Dando graças a Deus por tudo quanto foi feito, disse, entreguemo-nos a Maria e aprendamos dela a mostrar Cristo aos outros, de um modo visível e credível, como disse na oração inicial. Foi essa a missão de Maria. Seja também essa a nossa missão neste trabalho gratificante de Pastoral Familiar.


 

      Com uma pequena oração foram encerrados os trabalhos do Conselho.


 

O Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar

 

 

 

Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar - Diocese do Porto

Rua Arcediago Van Zeller, 50     4050 - 621 PORTO

pastoralfamiliar@diocese-porto.pt