SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR

DIOCESE DO PORTO

InícioOrganizaçãoPlano de AcçãoActividadesDia DiocesanoJornada DiocesanaMovimentosHistórico

 

EM - ENCONTRO MATRIMONIAL

1.    Perfil

Encontro Matrimonial/World Marriage Encounter (EM) é um movimento de casais, sacerdotes e religiosas, que tem como objetivo aprofundar a relação dos casais – homem e mulher – e o enriquecimento da relação de sacerdotes e religiosas com as suas comunidades.

Para tal oferece-lhes uma experiência de diálogo própria e uma comunidade de apoio permanente.

Sendo um movimento católico, está aberto a casais de outras religiões e não crentes, numa linha de grande respeito por todos.

Encontro Matrimonial destina-se a casais, com uma relação de amor estável, esacerdotes ou religiosas, que sentem a inquietação de ir mais longe na sua caminhada,sem acomodação à rotina e com o desejo de ultrapassarem as dificuldades do mundo atual.

O caminho, em Encontro Matrimonial, inicia-se com a participação num Fim de Semana (FDS), que é uma experiência de conhecimento de si mesmo e do outro, numa caminhada de escuta e confiança.

Tem a participação de uma equipa de 3 casais e um sacerdote que, através de um conjunto de temas, testemunham de modo concreto as suas experiências de vida.

As partilhas sobre cada tema são apresentadas ao grupo, sendo o ponto de partida para o diálogo; depois de cada partilha, marido e mulher dispõem de um tempo para dialogarem a sós. Sacerdotes ou religiosas dialogam com outro sacerdote/religiosa ou com um casal da equipa.

Ao longo do FDS são apresentados 14 temas, percorrendo um caminho progressivo e coerente que vai da interiorização de sentimentos, pensamentos e comportamentos de si próprio, à escuta e confiança no outro, até ao diálogo aberto ao nível dos sentimentos, como chave de toda a comunicação e de toda a relação.

Após o FDS, os casais, sacerdotes e religiosas são convidados a continuar o aprofundamento dos temas do FDS, integrando-se em pequenos grupos, denominados Grupos de Caminhada, sempre em dinâmica de partilha e diálogo.

Também são desafiados à participação em encontros de comunidade periódicos.

O Encontro Matrimonial tem uma equipa coordenadora nacional, constituída por um casal e um sacerdote, responsável por:

- Conservar e difundir os carismas de EM – acolhimento, conversão, redescoberta do nosso próprio sonho e experiência de Igreja – e velar pela solidez e equilíbrio dos quatro pilares do Movimento: Fim-de-semana, equipas, comunidade e estrutura

- Preservar, viver e fazer viver os carismas do EM

- Difundir a espiritualidade do EM junto das hierarquias religiosas e/ou políticas a nível nacional.

O Movimento está estruturado em Regiões e Comunidades, cada uma com uma equipa coordenadora eclesial.

2. Implantação

Encontro Matrimonial é um movimento mundial, com meio século de existência, que está presente em cerca de 90 países nos cinco continentes. Iniciou-se em Portugal com a realização em Lisboa do primeiro FDS em Janeiro de 1982, com o apoio de uma equipa de casais e sacerdote espanhóis. Expandiu-se em 1985 ao Porto e, posteriormente, a toda a Região Norte.

Em 1991 realizou-se em Paris o 1º FDS para a Comunidade portuguesa aí residente. No ano seguinte iniciou-se a expansão ao Centro e em 1995 aos Açores. Em 2001 realiza-se o 1º FDS no Luxemburgo para a comunidade portuguesa. Nesse mesmo ano, a Margem Sul, até aí integrada na Região de Lisboa, autonomiza-se e constitui-se a Região Sul que vai de Almada/ Barreiro até ao Alentejo. Em 2011 ocorreu o 1º FDS de Viseu.

3. Site

http://www.encontromatrimonialdeportugal.com/

 

 

Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar - Diocese do Porto

Rua Arcediago Van Zeller, 50     4050 - 621 PORTO

pastoralfamiliar@diocese-porto.pt