SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR

DIOCESE DO PORTO

InícioOrganizaçãoPlano de AcçãoActividadesDia DiocesanoJornada DiocesanaMovimentosHistórico

 

ENCONTRO MUNDIAL DAS FAMÍLIAS

 

 

Graças ao excelente trabalho compilado pela Pastoral Familiar de Leiria-Fátima, que não resisto a utilizar, aqui vão algumas informações sobre o 9º Encontro Mundial das Famílias.


A próxima celebração da Festa da Sagrada Família,
no domingo, 31 de dezembro, é o dia propício para que o anúncio da Boa Nova  sobre a família, a sua vocação e missão na Igreja e no mundo seja feito de uma forma muito especial e pode ser uma excelente ocasião para divulgar este importante evento da Igreja.

 

"Vai realizar-se em Dublin, Irlanda, de 21 a 26 de agosto, o IX ENCONTRO MUNDIAL DAS FAMÍLIAS, subordinado ao tema “O Evangelho da Família, Alegria para o Mundo”. Escutemos o que disse o Papa Francisco a este respeito: «Seria possível questionar-se: o Evangelho continua a ser alegria para o mundo? E mais ainda: a família continua a ser uma boa notícia para o mundo de hoje? Estou convicto que sim! E este «sim» encontra-se firmemente fundado no desígnio de Deus. O amor de Deus é o seu «sim» à criação inteira e ao seu âmago, que é o homem. Trata-se do «sim» de Deus à união entre o homem e a mulher, em abertura e ao serviço da vida em todas as suas fases; é o «sim» e o compromisso de Deus a favor de uma humanidade muitas vezes ferida, maltratada e dominada pela falta de amor. Por conseguinte, a família é o «sim» do Deus Amor. Somente a partir do amor a família pode manifestar, propagar e regenerar o amor de Deus no mundo. Sem o amor não podemos viver como filhos de Deus, nem como cônjuges, pais e irmãos.» (Carta do Papa Francisco para o IX Encontro Mundial das Famílias, 25 de março de 2017)

 

Os materiais em língua portuguesa têm vindo a ser progressivamente disponibilizados e podem ser desde já usados na reflexão sobre o tema. Quanto à participação de famílias no Encontro de Dublin, daremos informações precisas, logo que possível.

Nesse sentido, aproveitamos esta ocasião da Festa da Sagrada Família para divulgar os seguintes materiais:

      Cartaz de divulgação para afixação nos placards;

     Flyer (folheto) com programa do Encontro para distribuição pelas famílias;

    Carta/convite do Papa Francisco;

      Vídeo de promoção do Encontro: https://www.icatholic.ie/wmof-2018-promo-pt/;

      Pagela com a oração oficial do Encontro para ser fotocopiada e utilizada na celebração da Eucaristia da Festa da Sagrada Família;

      Hino oficial do Encontro para ser cantado na Eucaristia. Além das partituras oficiais (Acordes, Pauta e Vozes), preparámos também uma versão portuguesa e a respetiva letra.

            Deixamos ainda a ligação para dois vídeos com a versão original (https://www.icatholic.ie/wmof2018-hymn/) e instrumental (http://www.worldmeeting2018.ie/WMOF/media/MP3-audio/A-Joy-for-all-the-Earth-Instrumental.mp3)."

 

Certamente que os párocos, em colaboração com as equipas PF, procurarão preparar e dinamizar as comunidades cristãs para celebrar com alegria a Festa da Sagrada Família e a vivência do Encontro Mundial.


Aproveito para desejar a todos um Santo Natal e um 2018 em que, movidos pelo Amor de Deus, continuemos a fazer da Alegria do Evangelho a nossa missão, com entusiasmo redobrado para que as famílias da nossa diocese acolham e testemunhem esta mesma Alegria.



Com amizade e em comunhão

Ângelo Soares

Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar

 

 


 

 

 

Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar - Diocese do Porto

Rua Arcediago Van Zeller, 50     4050 - 621 PORTO

pastoralfamiliar@diocese-porto.pt