SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR

DIOCESE DO PORTO

InícioOrganizaçãoPlano de AcçãoActividadesDia DiocesanoJornada DiocesanaMovimentosHistórico

 

MOVIMENTO FAMILIAR CASAIS DE SANTA MARIA

1.    Perfil

O movimento familiar «Casais de Santa Maria» foi fundado em 1957, com a constituição das primeiras Equipas de Casais na região do Ribatejo.

 Teve inicialmente ligação com a Acção Católica Portuguesa, sobretudo nos meios rural, operário e independente, tendo-se, porém, mantido sempre como movimento autónomo. As primeiras bases do Movimento foram aprovadas pelo Episcopado Português em 1963.

 Os fins: os “Casais de Santa Maria” são um Movimento de Igreja, constituem-se em grupos de casais amigos que, apoiados pelo Assistente Eclesiástico, procuram a entreajuda em ordem à espiritualidade conjugal, ao apostolado de família a família, à consciencialização e ajuda na missão educativa, à promoção de iniciativas de preparação para o matrimónio, e ainda com particular atenção aos problemas sociais.

 O Movimento de “Casais de Santa Maria” é independente em cada diocese, dependendo apenas do seu Bispo que aprova os Estatutos. A nível Nacional, o Movimento é uma Federação e é coordenado e apoiado por uma Equipa Interdiocesana com Estatutos próprios aprovados pela Conferência Episcopal Portuguesa

2.    Implantação

        Dioceses de: Aveiro, Beja, Coimbra, Évora, Lisboa, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Setúbal e Viana do Castelo

3.    Sede

Casais de Santa Maria, Pç. da Estrela, 12, 1200-667 LISBOA

Tel. 213 918 300.

 

 

Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar - Diocese do Porto

Rua Arcediago Van Zeller, 50     4050 - 621 PORTO

pastoralfamiliar@diocese-porto.pt