SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR

DIOCESE DO PORTO

InícioOrganizaçãoPlano de AcçãoActividadesDia DiocesanoJornada DiocesanaMovimentosHistórico

 

 

MOVIMENTO APOSTÓLICO DE SCHOENSTATT

1.    Perfil

A partir de uma consagração a Maria (“Aliança de Amor” com Maria) e procurando desenvolver uma espiritualidade e uma pedagogia da Fé que aspira a uma santidade da vida diária, o Movimento Apostólico de Schoenstatt está orientado especialmente para os cristãos leigos, visando formar personalidades apostólicas, que no meio do mundo actual e conscientes dos seus desafios, se comprometam com a nova evangelização e com a construção de uma ordem social alicerçada em Cristo, Senhor da História.

O centro espiritual, fonte de graças para o carisma e missão de Schoenstatt, é o Santuário da Mãe Três vezes de Schoenstatt. Onde quer que se desenvolva a “Família de Schoenstatt”, aí se edifica um Santuário, que se torna centro de unidade, de formação e envio apostólico dos membros.

 Actualmente já há mais de 180 santuários em todos os continentes que, como lugar de graças, também querem estar sempre abertos a todas as pessoas que procuram uma vivência de Deus e um encontro com Maria como Mãe e Educadora da fé.

 Podem fazer parte do Movimento (a “Família de Schoenstatt”) pessoas de todas as idades, estados de vida: crianças e jovens, homens e mulheres, famílias, sacerdotes e consagrados.

 Existem diversos graus de adesão e compromissos, desde o peregrino que visita o Santuário, passando pelos grupos ou comunidades de vida com encontros regulares e actividades formativas e apostólicas, até às comunidades de vida consagrada (Institutos Seculares).

2.    Implantação

O Movimento de Schoenstatt está em Portugal desde 1960 e conta com 4 Santuários que são os centros das respectivas Famílias de Schoenstatt nessas dioceses: Aveiro (Gafanha da Nazaré), Braga (Soutelo), Lisboa (Restelo) e Porto (Canidelo). Está a desenvolver-se também nas dioceses de Beja, Coimbra, Évora e Funchal.

 

 

 

Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar - Diocese do Porto

Rua Arcediago Van Zeller, 50     4050 - 621 PORTO

pastoralfamiliar@diocese-porto.pt