SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR

DIOCESE DO PORTO

SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR

DIOCESE DO PORTO

InícioOrganizaçãoPlano de AcçãoActividadesDia DiocesanoJornada DiocesanaMovimentosHistórico

 

 

 Encontro de Casais no Advento

 3 de Dezembro de 2006

Jovim  - Gondomar

Transmissão da Fé na Família

 Realizou-se no dia 3/12/2006 o encontro de Casais na Paróquia de Jovim Gondomar. Foi apresentado pelo Palestrante Pe Dr. Abílio Rodrigues, uma reflexão sobre: “Transmissão da Fé na Família”. Começou por Identificar alguns tipos de família: O Céu da nossa Casa, a Família Prestígio; colocou algumas interrogações: Como Família, Transmitimos valores? E Vivemos os valores que transmitimos? O que entendemos por educação? Etc.

Identificou a família Hoje: Grandes diferenças na vivência de valores e comportamentos; Pouco tempo para o convívio e o dialogo; Famílias Funcionais; muito flexíveis e adaptáveis ao mercado de trabalho; famílias muito influenciadas pelos meios de comunicação social; maior partilha de tarefas em casal; Famílias com medo do futuro; pouco diálogo; posturas inflexíveis; desconfiança nas Instituições Educativas; Famílias atípicas; mães solteiras; separados; divorciados; famílias mono-parentais;

Apresentou Dinamismos de actuação:

Situando o amor como principio e força da comunhão; Riqueza da comunhão interpessoal inunde a vida familiar.

A Família, «promotora de desenvolvimento» humano; A comunhão e a participação; A Família é a escola do mais rico humanismo.

Valores a Cultivar:

O sentido da Verdadeira justiça, que leva ao respeito da dignidade pessoal.

O sentido do verdadeiro amor, vivido como solicitude sincera e serviço desinteressado.

Formação no lar de pessoas consciencializadas, com atitude crítica e dialogante, a fim de intuir, sentir, denunciar e solucionar as injustiças sociais.

Para educar Em Família: Que os pais se amem e que os filhos o saibam; Que haja coerência entre o que se diz e o que se pede aos filhos e o que se faz.

Dificuldades na Educação: A Falta de comunicação; O relativismo generalizado; A dificuldade em definir e identificar os agentes educativos. Para terminar apontou alguns objectivos: Confiança e fé; Determinação; Perseverança; Compreensão; Fraternidade; Caridade; Testemunho.

Participaram neste encontro cerca de 180 pessoas, o Vigário da Vara Pe Álvaro Rocha, o Assessor para a Pastoral Familiar Pe Alípio Barbosa, o Pároco de Valbom Pe Paiva, e o Pe Torres natural de Jovim. A Equipa Vicarial da Pastoral Familiar de Gondomar, serviu aos presentes um pequeno lanche, de modo a estimular o convívio e a partilha entre os mesmos.

O encontro terminou com a Oração de Vésperas; No final foi entregue aos participantes sobre o lema Campanha da Vida, as Razões para escolher a vida; Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa sobre o referendo ao aborto.

Casal Presidente da Equipa Vicarial da Pastoral Familiar

Maria Ilídia e José Maria Lucas

 

 

 

 

 

Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar - Diocese do Porto

Rua Arcediago Van Zeller, 50     4050 - 621 PORTO

pastoralfamiliar@diocese-porto.pt