SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR

DIOCESE DO PORTO

SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR

DIOCESE DO PORTO

InícioOrganizaçãoPlano de AcçãoActividadesDia DiocesanoJornada DiocesanaMovimentosHistórico

 

 

 

D. MANUEL CLEMENTE

E O SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR

 

 

D. Manuel Clemente reuniu no passado sábado, dia 8, com o Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar, na Casa Diocesana de Vilar.

 

Foi uma oportunidade para darmos a conhecer ao nosso Bispo - quem somos, quantos somos e o que faz cada elemento da equipa. Mas o mais importante foi, além da apresentação do nosso plano de acção e da visão que temos da Diocese, as palavras de estímulo, de esperança e de confiança nas famílias deixadas por D. Manuel Clemente.

 

Referimos-lhe, de modo especial, as visitas que o Secretariado tem vindo a fazer às Vigararias, reunindo com os Párocos, Vigários e Assessores com o objectivo de inquietar e motivar à criação de equipas vicariais e paróquias da Pastoral Familiar, deixando, ao mesmo tempo, a certeza da nossa disponibilidade e dos Movimentos que integram esta Pastoral para ajudar naquilo que as comunidades venham a solicitar.

 

Não deixámos de evocar as nossas acções específicas anuais e a resposta dada aos pedidos de formação a nível diocesano, bem como a nossa envolvência dinamizadora nos projectos de âmbito nacional.

 

Um sublinhado especial foi dado ao trabalho que está a ser feito na Região Pastoral Sobretâmega, na preparação do Dia diocesano da Família, mas, sobretudo no lançamento de raízes que conduzam à estruturação da Pastoral Familiar naquela Região.

 

Finalmente expusemos ao nosso Bispo as dificuldades que sentimos junto das comunidades, ao longo da Diocese, bem como as clareiras de esperança encontradas nos contactos com as Vigararias

 

Por sua vez, D. Manuel Clemente falou-nos da Diocese que procurou primeiramente conhecer para melhor amar e servir, da idade do clero, da falta de vocações sacerdotais e religiosas, do diaconado permanente, dizendo-nos que não conta apenas com o clero para a tarefa da evangelização.

A Igreja, continuou, é, no mundo, o Corpo de Cristo. Pensar neste Corpo eclesial de Cristo é pensar na Família, objecto e agente de evangelização. A evangelização é, assim, de todos os cristãos. Conto, pois, com a dinâmica e a dedicação deste Secretariado, disse.

 

Referiu, por fim, que a nova evangelização há-de ter em conta a mobilidade a que as famílias estão sujeitas hoje, procurando novas formas de acolher, de aproximar, de motivar e de envolver numa profícua co-responsabilidade entre clero e leigos, certos de que é o Senhor quem salva e que é o Seu Espírito quem nos motiva, envia e converte.

 

Os elementos do Secretariado, profundamente agradecidos pela presença de D. Manuel Clemente, reiteraram fidelidade ao seu Bispo e reafirmaram a sua disponibilidade ao serviço da Igreja portucalense.

 

 

 

 SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL FAMILIA

 

 

 

Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar - Diocese do Porto

Rua Arcediago Van Zeller, 50     4050 - 621 PORTO

pastoralfamiliar@diocese-porto.pt