SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR

DIOCESE DO PORTO

SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR

DIOCESE DO PORTO

InícioOrganizaçãoPlano de AcçãoActividadesDia DiocesanoJornada DiocesanaMovimentosHistórico

 

 

 

A PASTORAL FAMILIAR REÚNE COM AS VIGARARIAS

 

 

 

O Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar definiu como uma das suas acções prioritárias para o ano pastoral 2007/08 ir ao encontro das comunidades, dando-se a conhecer, apresentando o seu Plano de Acção e disponibilizando-se para ajudar a criar equipas paroquiais e vicariais da pastoral familiar ao longo da Diocese.

 

As primeiras reuniões vicariais tiveram lugar na Região Pastoral Norte: dia 6, na 1ª; em Árvore; dia 7, na 2ª, em S. Gens de Cidai; dia 8, na 4ª, em Frazão, Paços de Ferreira.

 

Tudo se tornou muito fácil, pois, a partir de um telefonema ao respectivo Assessor da Pastoral Familiar, este contactou o Vigário que, de imediato, acedeu a receber os elementos do Secretariado no próximo encontro vicarial, dando-lhes o primeiro tempo dessa reunião com os sacerdotes.

 

O Secretariado disponibilizou-se para a criação de momentos de formação adequada aos fins em vista, para levar às comunidades as mais diversas experiências sobre a pastoral familiar nas paróquias e nas vigararias, onde já existe e funciona, e para fazer a ponte entre os Movimentos e os Secretariados, sempre que a presença de uns ou de outros se mostre necessária.

 

Dentro desta linha de acção, já estão agendados, para a Região Pastoral Nordeste, os seguintes encontros vicariais: dia 13, na 3ª, em Aveleda; dia 4/12, para a 1ª e 2ª, em Macieira da Lixa; dia 5/12, na 6ª, em Penafiel; dia 11/12, na 4ª, em Paredes.

 

Tendo em conta a realização do Dia Diocesano da Família de 2008, marcado para o dia 18 de Maio de 2008, no Santuário de Nossa Senhora da Natividade do Castelinho, Marco de Canavezes, o Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar vai reunir, no próximo dia 15, com os párocos da Região Pastoral Sobretâmega, por convocação do respectivo Vigário Episcopal.

 

Deseja-se pensar, conjuntamente, a nível regional, na forma e nos meios de dinamizar a preparação do Dia Diocesano da Família, tendo como objectivo final a sensibilização do clero e dos leigos para a pastoral familiar e consequente criação de equipas paroquiais e vicariais.

 

Outras reuniões hão-de acontecer nas restantes Regiões Pastorais.

 

O Secretariado pretende com toda esta dinâmica inquietar e motivar os responsáveis das comunidades, tendo consciência que é cada vez mais importante criar e aumentar a co-responsabilidade entre sacerdotes e leigos na acção evangélica junto das famílias em áreas tão diversas mas abrangentes do viver familiar.

 

Que o Espírito do Senhor abençoe esta acção, que os sacerdotes se abram aos leigos e os leigos se disponibilizem junto dos seus pastores, intuindo todos da necessidade e da importância vital desta acção conjunta.

 

 

O SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR

 

 

 

Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar - Diocese do Porto

Rua Arcediago Van Zeller, 50     4050 - 621 PORTO

pastoralfamiliar@diocese-porto.pt