SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR

DIOCESE DO PORTO

SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR

DIOCESE DO PORTO

InícioOrganizaçãoPlano de AcçãoActividadesDia DiocesanoJornada DiocesanaMovimentosHistórico

 

 

UM SERVIÇO AO DISPOR DAS FAMÍLIAS

 

 

SDAF


 

O Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar, extensão pastoral do Bispo diocesano para a área da família, tem como missão estar atento às múltiplas dificuldades com que as famílias, católicas ou não, se vão confrontado no seu dia-a-dia, e, por isso, vai desenvolvendo acções que despertem e motivem as comunidades e os movimentos que a integram, a velarem, localmente, por essas situações concretas.


 

Por força da Missão 2010, a que todos fomos chamados pelo nosso Bispo, no sentido de “irmos mais longe”, numa envolvência de co-responsabilidade, o Secretariado sonhou a possibilidade da criação de um “Serviço Diocesano de Aconselhamento Familiar – SDAF”, que pudesse ajudar as famílias no esclarecimento sobre as seguintes áreas: espiritual, psicológica, jurídica, económica e canónica.


 

Para que este sonho se tornasse realidade, o Secretariado, consciente das suas limitações quanto aos meios, apresentou a proposta ao Presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica, bem como a alguns sacerdotes diocesanos e religiosos e a canonistas, e convidou-os a envolverem-se nesta iniciativa, cada um com as suas competências.


 

A abertura e a disponibilidade dos Directores das Faculdades de Educação e Psicologia, Economia e Gestão, e da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica e dos sacerdotes e canonistas para esta colaboração foram totais e aqui fica expresso o nosso agradecimento por este sentido de co-responsabilidade e de solidariedade diocesana.


 

Com a anuência do nosso Bispo, D. Manuel Clemente, anunciamos, deste modo, a toda a Diocese, a criação do “Serviço Diocesano de Aconselhamento Familiar - SDAF”, a funcionar na cidade do Porto, desde 1 de Janeiro de 2011.

 

O Serviço Diocesano de Aconselhamento Familiar - SDAF é um gabinete de acolhimento e diálogo, aberto a crentes e não crentes, confidencial e gratuito, ao serviço de todos quantos vivem situações difíceis, famílias, casais e pessoas singulares com o objectivo de ajudar a encontrar respostas e caminhos adequados a cada situação concreta.
 

Os pedidos de atendimento devem ser encaminhados para:

 

- Secretariado Diocesano de Pastoral Familiar

   Rua Arcediago Van-Zeller, 50

  4050-621 PORTO

 

 - e-mail: pastoralfamiliar@diocese-porto.pt

 

 - Telefone: 226 056 029

 

Recebido o pedido, o Secretariado entrará em contacto com o Conselheiro respectivo, pedindo a marcação da reunião: dia, hora e local.

 

O Secretariado informará dos mesmos a pessoa que tenha feito o pedido de consulta.


    O atendimento espiritual terá lugar nos seguintes espaços – Casa Diocesana de Vilar, Seminário Maior do Porto e Convento dos Dominicanos.

 

O aconselhamento técnico da Universidade Católica será realizado nas instalações da Universidade.
 

(Secretariado Diocesano de Pastoral Familiar)

 

 

 

 

 

Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar - Diocese do Porto

Rua Arcediago Van Zeller, 50     4050 - 621 PORTO

pastoralfamiliar@diocese-porto.pt