Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar - Diocese do Porto

SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR

DIOCESE DO PORTO

InícioOrganizaçãoPlano de AcçãoActividadesDia DiocesanoJornada DiocesanaMovimentosHistórico
 

DIA DIOCESANO DA FAMÍLIA

 


Apesar dos constrangimentos que temos de cumprir, vamos celebrar o DIA DIOCESANO DA FAMÍLIA, no qual homenageamos os casais que, ao longo deste ano, perfazem 10, 25, 50 e 60 anos de vida matrimonial (e apenas estes!) e que por isso receberão uma bênção personalizada do Senhor Bispo.

Na impossibilidade duma celebração única, cada Vigararia organizará a celebração da forma que melhor entender. Se convier e o número de pessoas o permitir, nada obsta a que algumas vigararias se associem numa celebração conjunta.
Para tal, recomendamos que, de forma presencial ou através dum canal online, se realize quanto antes uma reunião da equipa vicarial da pastoral familiar.

O contacto com os jubilados, para convidar para a celebração, pode ser feito desde já.

Tendo em vista a indispensável preparação dos jubilados, sugerimos às Comunidades que:
- Motivem os jubilados a participar na celebração, não inscrevendo ninguém sem a sua anuência e/ou apenas para receber diploma.
- Realizem se possível as 3 reuniões de reflexão e partilha sobre os temas propostos no site do Secretariado (http://pastoralfamiliarporto.pt) ou outros, preferencialmente partindo da “Amoris Laetitia”, através de canais online ou de forma presencial (respeitando as orientações da DGS).
- Proporcionem aos casais jubilados acesso ao Sacramento da Reconciliação.


As inscrições fazem-se através do preenchimento da ficha anexa (também disponível no site do Secretariado: http://pastoralfamiliarporto.pt) e devem ser enviadas aos Casais de Ligação do SDPF às Vigararias por via eletrónica (e-mail), impreterivelmente até 15 de novembro! PF preencham com letra bem legível para evitar erros nos diplomas e problemas na receção aos jubilados.
A participação na celebração é muito importante! Por favor, não haja inscrições só para receber diploma.
As inscrições recebidas fora de prazo são tratadas do mesmo modo que as feitas no próprio dia, ou seja, os casais não terão diploma personalizado. 

Os diplomas personalizados, relativos às inscrições recebidas dentro do prazo, serão entregues às vigararias pelos casais de ligação do SDPF.

O cartaz deste evento vai ser enviado via CTT no início de outubro para as paróquias e capelanias e estará igualmente disponível para impressão no site do Secretariado. 

Vão ser ainda enviados por mail, em formato editável, uma proposta de guião litúrgico e um conjunto de indicações práticas para a organização. O guião litúrgico não será impresso, para permitir que cada vigararia o adapte e insira os cânticos que considerar mais convenientes.

Em tempo útil será enviada uma mensagem do Senhor D. Manuel (gravada e escrita) que poderá ser projetada e/ou lida no início da celebração.


 

 

 

 

 

 

 

 

Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar - Diocese do Porto

Rua Arcediago Van Zeller, 50     4050 - 621 PORTO

pastoralfamiliar@diocese-porto.pt