“Pastoral Familiar é toda a ação ou intervenção da Igreja em favor da Família, acompanhando-a, passo a passo, nas diversas etapas da sua formação e desenvolvimento, através das suas estruturas e dos seus responsáveis e agentes. ”(João Paulo II, Familiaris Consortio, 1981, n. 65).
Como tal, é sempre uma atuação de e para pessoas concretas.
A Pastoral Familiar tem como objetivo primeiro, procurar que os casais e as famílias sejam autênticas comunidades de vida e de amor e fonte de realização pessoal para todos. Assim, iniciar as crianças, os adolescentes e jovens na arte de amar e ajudar as famílias a perseverar no amor é a sua finalidade principal. Propor o amor e ajudar a perseverar no amor é a nossa missão.
Esta atenção pastoral, para além de ajudar a constituir famílias felizes, também evitará grande parte das ruturas do vínculo matrimonial. Deste modo, a atenção às situações de fragilidade não coloca em causa a convicção de que o projeto de vida familiar, marcado pela fidelidade e indissolubilidade conjugais, continua válido e é um caminho de vida e de felicidade que é preciso testemunhar e anunciar.
Na diocese do Porto, a Nota Pastoral “Orientações para a pastoral familiar na Diocese do Porto” de 6 de março de 2019 constitui o documento de referência para este trabalho.